A norma NBR 15450 e a importância do projeto de iluminação para áreas portuárias

09/03/2021

Se a iluminação é um fator muito importante em qualquer projeto, imagina sua utilização em uma área portuária que exige agilidade e segurança em todos os processos?

Quando a iluminação da área portuária é ineficiente, torna-se difícil a realização das atividades nos portos e, além de prejuízos financeiros, existem os inúmeros riscos de segurança dos operadores que atuam naquele local.

E qual a importância de um projeto portuário?

De acordo com a Stephanie Messa, Arquiteta Luminotécnica da Conexled, um projeto de iluminação portuária é indispensável para um melhor aproveitamento da luminosidade nesses locais. ‘’ Na iluminação das áreas de uso público do sistema de transporte aquaviário – Portos - devem ser evitados ofuscamentos causados por luminárias ou por superfícies reflexivas. Este é um pontos indispensável para segurança e eficiência dos serviços prestados nessas áreasOutro fato importante é que, na transição entre as áreas internas e externas, a iluminância média deve possibilitar a acomodação visual entre os ambientes internos e externos, diurno ou noturno, evitando assim o desconforto ao olhar humano. Nas áreas de uso público, a disposição da iluminação deve - sempre que possível - ser longitudinal ao sentido de deslocamento, além de seguir os níveis de iluminância citados na norma NBR 15450 - Acessibilidade de passageiros no sistema de transporte aquaviário. ‘’


A Conexled é especialista em iluminação LED de Alta Performance, especialmente na iluminação portuária. Fornece para os maiores portos de  todo o Brasil e realiza projetos luminotécnicos conforme a norma para portos e instalações marítimas.

As luminárias oferecidas contam com proteção contra impactos e suportes anti-vibração, são resistentes às intempéries, à corrosão do material pela maresia e aos ventos.

Clique aqui e confira as opções disponíveis. 

Comparar (selecione até 3 produtos)