Como escolher a melhor iluminação para Indústrias Alimentícias

25/06/2019
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Ao planejar a iluminação de uma indústria de alimentos e bebidas, alguns fatores importantes devem ser pensados de acordo com a área de aplicação. A iluminação industrial planejada cuidadosamente reduz riscos de acidentes, como por exemplo, a queda de vidros quebrados em pessoas ou nos alimentos. Mas, como saber qual é a opção ideal para esses ambientes?

Luminárias próprias para áreas de lavagem

Em áreas de lavagem nas indústrias alimentícias, é fundamental optar por luminárias de LED e outros acessórios com proteções corretas. Por exemplo, onde houver produtos expostos, como carne, certifique-se de que o equipamento tenha a proteção adequada para áreas de lavagem.  Também esteja ciente dos requisitos e padrões das normas de iluminação para essas áreas. Saiba mais sobre Grau de Proteção IP.

 Conheça a Linha Industrial Hermética

Luminária Hermética Blindada LED

Perfeitas para armazéns e áreas de processamento da indústria

Já nos corredores dos armazéns, a iluminação de LED na opção linear é uma excelente escolha devido à sua alta durabilidade, iluminação natural, homogênea e seu alto índice de luminosidade. Pode ainda ser uma opção muito econômica, pois possibilita colocar detectores de movimento nas luminárias para quando as empilhadeiras estiverem se movendo pelos corredores, a iluminação se torne mais clara e diminua depois que os veículos passarem.

Conheça a Linha Industrial Pendente

Luminária Industrial LED Pendente

Além de sua economia de energia altamente elogiada, as vantagens da iluminação LED incluem:

Maior vida útil da luminária – A maioria das luminárias de LED duram até 10 anos antes de exigir a troca. Isso permite instalações em lugares de difícil alcance, como por exemplo sobre equipamentos, sem se preocupar em interromper os cronogramas de produção.

Baixos custos de manutenção – Devido à sua maior vida útil da luminária, a iluminação LED requer menos manutenção do que outros tipos de iluminação, permitindo que sua planta continue as operações com menos interrupções da equipe de serviço.

Capacidade de suportar condições frias – A iluminação de LED funciona especialmente em condições mais frias, como armazéns congeladores, ao contrário da iluminação fluorescente, que é mais sensível a temperaturas extremamente baixas, causando avarias.

Considerando todos esses fatores fundamentais no momento de escolha da luminária de LED ideal, o custo, com certeza não deve ser o quesito mais importante no momento da compra, já que a longo prazo, uma iluminação ineficiente pode representar grandes gastos na indústria, tanto em consumo de energia como nas reposições em manutenções de luminárias e outros elementos do sistema. Por isso o investimento em iluminação LED de Alta Performance é a melhor opção, que somente empresas capacitadas e que entendem de iluminação de qualidade podem oferecer!

Confira outros produtos indicados para iluminação industrial: