Desinfecção em Shopping Center, com Luz Ultravioleta

02/07/2020
Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppPinterestEmail

Você já deve ter percebido que os países mais desenvolvidos conseguiram controlar a expansão da pandemia utilizando técnicas diversas e através da tecnologia. Este é o caso de Singapura que desenvolveu um robô que circula pelas ruas e praças e Estados Unidos através da inteligência artificial. Mas já ouviu falar em combater o COVID-19 com Luz UltraVioleta? Saiba como a radiação eletromagnética UV-C é eficaz no combate.

Radiação Eletromagnética são oscilações em fase dos campos magnéticos que estão presentes no nosso planeta de diversas formas. O espectro visível dessas radiações, ou simplesmente luz visível, é apenas uma pequena parte de todo o espectro da radiação eletromagnética.

O espectro completo é composto de ondas de luz, de rádio, raios gama, passando por infravermelho, Raios X, Microondas, Ondas de celular, Wi-fi e outros tipos de radiações não visíveis. Na prática, tudo o que não vemos e sabemos que está ali.

As ondas, ou radiação UV, estão abaixo do espectro da luz visível, ou seja, são invisíveis. Elas estão presentes em um intervalo de comprimento de 200 a 400 nanômetros, unidade de medida utilizada para aferir as radiações eletromagnéticas de uma forma geral.

Existem três categorizações de radiação ultravioleta, eles são divididos em raios UVA, UVB e UVC.

  1. A radiação UVA é mais intensa antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. Os raios UVA são os principais responsáveis pelo envelhecimento das células da epiderme pois penetram mais profundamente e também são os responsáveis por garantir o bronzeado na pele. São ondas de comprimento 320 a 400 nm
  2. Já os raios UVB, que estão na faixa de 280 a 320 nm são nocivos ao organismo humano. Eles aparecem entre as 10h da manhã e às 16h da tarde. Penetra superficialmente a pele e é a responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol. Deve-se evitar ao máximo a exposição a esta radiação.
  3. Na ondas UVC, de comprimento 200 a 280 nm é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, não atingindo os seres humanos na superfície do planeta. Essa radiação é altamente penetrante e perigosa para organismos vivos.

Os raios UVC são capazes de desnaturar e disociar proteínas e ácidos nucléicos de microorganismos. Isto é, eles são capazes de destruir estruturas de DNA e RNA de vários vírus e bactérias, dessa forma esses organismos morrem ou se inativam.

A luz ultravioleta Germicida (UVGI) que é um comprimento de onda dos raios UVC é aplicada à desinfecção e uma prática aceita desde meados do século XX. Há mais de 100 anos tem sido usado principalmente em instalações sanitárias médicas e de trabalho estéril. Cada vez mais, ela tem sido empregada para esterilizar água potável e efluentes. Nos últimos anos, a UVGI encontrou uma nova aplicação em purificadores de ar e outras tecnologias.

Este método é altamente eficaz pois alcança até mesmo onde a limpeza convencional não alcança ou é impossibilitada por algum motivo, como cantos, frestas, ou buracos.

Mais recentemente a China, país pioneiro no combate ao Coronavírus (COVID-19), utilizou amplamente a radiação UV para esterilização de transportes públicos e ambientes sociais como escritórios, fábricas e comércios. O Banco Central da China há algum tempo utiliza a luz ultravioleta para desinfecção de notas de dinheiro.

Microorganismos (Bactérias, Fungos e Vírus) danosos a saúde reproduzem-se em condições ambientais e climáticas específicas. Podem ser ambientes quentes ou frios, escuros, úmidos ou secos, variando de acordo com seu tipo. Condições saudáveis como boa incidência de luz solar, e oxigenação abundante podem eliminá-los.

Ondas de comprimento 254 nm (ou mais especificamente 253,7 nm), utilizadas pelas luminárias da linha Ubatuba da Conexled para esterilização exclusiva de ambientes, podem eliminar até 99% dos microorganismos nocivos à saúde presentes em superfícies ou suspensos no ar. Dentre as Bacteriae: Bactérias, coliformes, bacilos, etc. Dentre os fungos (Fungi) incluem: penicillium, fungo dematiáceos, mofo, etc. Nos vírus (Vírion) filtráveis incluem: vírus da hepatite, vírus da gripe SARS, MERS, COVID e similares.

Para que esses microorganismos sejam eliminados pela ação dos raios UVC, basta expô-los aos raios em um período recomendado de 30 a 60 minutos com a radiação adequada de 253,7nm.

Não deve-se estar presente durante a utilização destes dispositivos para evitar danos à pele, aos olhos e a própria saúde. Pessoas que podem ocasionalmente entrar em contato com raios UVC devem sempre utilizar protetores solares de alto fator de proteção (FPS), óculos bloqueadores ou adequados, roupas especiais com proteção UV ou simplesmente uma superfície isolante como escudos, placas ou paredes.

Desinfecção em Shopping Center

Listamos 3 pontos mais importantes para você levar em consideração, em ambientes com alto fluxo de pessoas, mais especificamente, os Shoppings Centers.

  1. Risco de transmissão em locais superfícies e locais fechados 
  2. Maior segurança para reabertura
  3. Investimento na saúde do público e lojistas

O coronavírus consegue sobreviver de horas a dias fora do corpo humano, dependendo da superfície em que se encontra. De acordo com diversos estudos, os materiais tocados por pessoas infectadas seguem sendo foco de contágio.

Estudos mostram também que a nuvem de gotículas gerada pela fala, espirro ou tosse pode permanecer suspensa no ar durante longos períodos em ambientes fechados. Outras pesquisas apontam que vírus como o Sars-Cov-2 podem permanecer infectantes nessas nuvens de gotículas por horas. Essas características, segundo especialistas, podem explicar porque a transmissão da covid-19 é rápida.”

Conforme o protocolo feito pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), é preciso aumentar a frequência de desinfecção das áreas públicas e reforçar a higienização das áreas comuns e de grande contato, como elavadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo, entre outras.

Muitas empresas e Shoppings já estão se preparando e instalando luminárias UVC em todos os ambientes, para garantir segurança e que todos os pontos estejam sempre desinfectados

 

 

Clique aqui e conheça mais sobre nossa nova solução para desinfecção de ambientes, a luminária CLUV-C.

 

De toda forma, todas as formas de prevenção e limpeza orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devem sempre continuar sendo seguidas, para garantir em 100% a eficácia contra o alastramento de doenças de qualquer natureza.