Saiba como reduzir o consumo de energia elétrica na estação mais fria

14/08/2019
Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsAppPinterestEmail

Durante o inverno a incidência do sol é menor, tornando os dias mais curtos e as noites mais longas, por conta disso é natural acendermos as luzes mais cedo do que no verão. Nas indústrias, as condições dessa estação do ano acabam trazendo um grande aumento nos custo de energia elétrica, principalmente nas que realizam dois ou mais turnos de trabalho.

A boa notícia é que é possível poupar o bolso e o planeta, apenas utilizando com consciência e substituindo alguns equipamentos. Listamos abaixo algumas opções:

  • Adquira aparelhos elétricos mais eficientes

Equipamentos elétricos antigos podem ser grandes inimigos quando o consumo de energia é elevado nas empresas. Adquirir produtos modernos além de serem mais eficientes, contribuem significativamente na economia de energia. É possível ainda poupar mais ainda energia, ao evitar que os computadores fiquem ligados em horário de almoço ou durante a noite para realizar um download fora do expediente de trabalho.

  • Evite cores escuras nas paredes e aproveite a luz natural

Quanto maior a incidência de luz natural dentro de um ambiente, menos iluminação artificial será necessário. Para ampliar os efeitos da luz natural, opte por manter as paredes do escritório com tons claros como,  por exemplo, o branco. Vale investir ainda em telhados claros no galpão, capaz de refletir a luz solar e reduzir muito o consumo de energia.

  • Opte por sistemas de Automação e Controle

Os sistemas de automação e telegestão permitem otimizar o consumo e a intensidade da luz, regular a temperatura do ambiente, controlar através de sensores de presença, entre outras ações que contribuirá na redução de energia. Controlar o acendimento automático dos equipamentos através de sensores programados, são algumas saídas para promover a sustentabilidade e ainda economizar na conta.  Saiba mais sobre Automação e Telegestão

  • Invista na iluminação correta

Uma boa opção, especialmente nas indústrias que têm um consumo de energia elétrica altíssimo e vários turnos de trabalho, é a substituição da iluminação convencional por iluminação de LED, que, entre tantas vantagens, destaca-se hoje pela economia, durabilidade e sustentabilidade. As luminárias de LED são fabricadas visando o menor consumo de energia possível e obtenção de iluminância e qualidade de luz superior aos das luminárias convencionais, além disso, podem trazer uma economia de até 75% de energia e enorme redução de manutenção e trocas.

Os produtos que usam energias renováveis também têm sido uma excelente alternativa para quem deseja aderir a novas fontes de energia para contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda economizar. Optar pela linha solar de LED é uma alternativa inteligente, pois como o próprio nome diz, funciona à base de luz solar com uma placa que capta e reserva a energia necessária para o seu funcionamento nas baterias internas e assim ilumina de forma ecológica sem gastos com energia elétrica.

Não é só durante o inverno que devemos tomar medidas para economizar energia elétrica nas indústrias, mas devido o alto custo dessa época do ano, vale a pena colocar em prática atitudes que irão reduzir o consumo de energia durante todas as estações. Com algumas mudanças é possível optar por soluções sustentáveis eficientes, evitando surpresas na conta de energia elétrica ao final do mês.

Conheça as luminárias de LED que contribuíram para reduzir a conta de energia de grandes indústrias brasileiras: